Africidades VI - Dakar-2012

A VI edição da Cimeira Africidades está prevista para Dakar, Senegal, de 4 a 8 de  Dezembro de 2012. A Cimeira vai decorrer sob o lema:

« Construir África a partir dos seus Territórios : Que Desafios para as Autarquias locais ?

De 4 a 8  de Dezembro de 2012, a VI Cimeira Africidades  acolherá, em Dakar, cerca de 5000 pessoas. Os participantes representarão todos os protagonistas da vida local africana, bem como os seus parceiros das  outras regiões do mundo: ministros encarregues das autarquias locais e ministros encarregues do desenvolvimento local sustentável e do emprego ; autoridades locais e eleitos locais ; responsáveis de administrações centrais e locais ; organizações da sociedade civil, associações e sindicatos ; operadores económicos de sectores públicos, privados e da economia social; autoridades tradicionais; pesquisadores e universitários ; agências de cooperação internacional.

A sexta edição da Cimeira Africidades vai decorrer sob o lema « Construir África a partir dos seus Territórios”. Ela vai examinar o impacto das dinâmicas de urbanização, de mundialização e de democratização com o seu corolário de descentralização, sobre a reorganização do povoamento e do desenvolvimento do continente, e sua inscrição no mundo de hoje e de amanhã. A perspectiva privilegiada é a que aborda os desafios do desenvolvimento e da governação do continente no sentido de fazer emergir uma África dos povos, para além da África dos Estados, condição  sine qua non da inscrição feliz de África no mundo.

A arquitectura da Cimeira compreende três segmentos : as sessões temáticas no decorrer das quais o lema da Cimeira é analisado e debatido ( 4 e 5 de Dezembro); as sessões especiais organizadas a pedido das instituições, agências ou redes que desejem trabalhar com as autarquias locais de África (6 de Dezembro); os dois últimos dias estão reservados aos encontros políticos ( 7 e 8 de Dezembro).

Durante toda a  semana, um Pavilhão de Negócios das Autarquias locais (Pavilhão Africidades), contíguo ao espaço da  conferência, oferecerá a possibilidade às empresas do sector público e privado, às instituições políticas e privadas, às organizações da sociedade civil e de solidariedade internacional, bem como associações de expor os produtos, instrumentos, métodos e experiências propostos e implementados em benefício das autarquias e das populações locais. O Pavilhão Africidades acolherá entre  400 e 500 expositores.

Factos marcantes

Vários factos marcantes pontuarão a Cimeira Africidades VI. De entre eles, saliente-se : A Assembleia Geral de CGLUA (Cidades e Governos Locais Unidos de África) no decorrer da qual as instâncias dirigentes da organização serão renovadas ; a reunião de ministros membros da Conferência Africana da Descentralização e do Desenvolvimento  Local (CADDEL);  um encontro tripartido de eleitos locais e territoriais, ministros locais africanos encarregues da descentralização e de instituições africanas ; e um encontro quadripartido alargando o encontro tripartido aos parceiros de desenvolvimento; uma mesa redonda de laureados do Prémio Nobel, organizada na abertura oficial da Cimeira, no dia 4 de Dezembro ; uma mesa redonda de antigos chefes de Estado africanos que apoiaram Africidades e/ou a unificação do movimento de autarquias locais de África, prevista para a abertura do segmento político da Cimeira, no dia 7 de Dezembro ; uma série de eventos especiais organizados entre as autarquias locais de África e autarquias locais da China, do Brasil e da Turquia; e a assinatura de acordos de cooperação entre autarquias locais africanas.

Contactos :

  • Secrétariat Général CGLUA:  22, rue Essaadyine, Hassan - Rabat, Maroc.  Tél : + 212 537 26 00 62 / + 212 537 26 00 63.
    Fax : + 212 537 26 00 60.  E-mail: info@uclga.org. Site-web: www.afriquelocale.org 
  • Mairie de Dakar: Boulevard Djily Mbaye X Robert Delmas, BP 186 - Dakar. Tél. +221 33 849 09 09 /10 . Fax: +221 33 821 37 35.
    E-mail: lemaire@villededakar.org  . Site-web: www.villededakar.org
  • Association des Maires du Sénégal : «Maison des Elus Locaux», 31, Rue Carnot Place de l’Indépendance. BP 3866 RP Dakar Sénégal. Tél : +221 33 842 08 77 / +221 77 332 22 16 - Fax : +221 33 842 48 21. E-mail : mairessenegal@gmail.com 
Découvrez la ville de Dakar


Facebook Tweeter Youtube

Copyright © 2012 UCGL Africa - Developed by : Web Agency Pyxicom Morocco and Offshore